Os caminhos que levaram a Bilbao
- Mari Amaral

- 25 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Bilbao será a cidade palco da grande decisão da Champions League Feminina, entre Barcelona e Lyon. Mas antes de falar sobre essa partida, vamos analisar os caminhos que cada equipe tomou na competição até aqui?
Estrada até a final:
Começando pela equipe Catalã, que eu acredito ser a favorita da vez, elas passaram em primeiro na fase de grupos, com cinco vitórias seguidas e um empate de 4x4 com o Benfica. Pelas fases eliminatórias, a equipe passou com tranquilidade nas quartas contra o Brann, fazendo 5x2 no agregado dos dois jogos. Mas acabou passando aperto nas semi-finais, o jogo de ida terminou com vitória do Chelsea por 1x0; O Barça conseguiu reverter o placar na volta, com 2x0.

A jornada do Lyon teve um pouco mais de dificuldade, na fase de grupos elas passaram com quatro vitórias e dois empates, mas também ficaram em primeiro. Já nas quartas, contra o Benfica, o placar agregado foi mais relaxado, de 6x2. Na semi-final tivemos o clássico contra o PSG e a disputa foi mais acirrada, com vitória apertada do Lyon nos dois jogos, o primeiro jogo terminando em 3x2 e o segundo 2x1.

Histórico do confronto:
Essas duas equipes já se enfrentaram diversas vezes na competição e na maioria delas, o Lyon era quem levava a melhor. No site da UEFA TV, tem um vídeo curto de quase 4 minutos acompanhando todas as vezes que os times se enfrentaram, além de um resumo da competição até aqui, acessem esse link para assistir: https://www.uefa.tv/competition/UWCL
É interessante destacar algumas mudanças, que colocam o Barça em vantagem, na minha opinião para a decisão e hoje. A jogadora Lucy Bronze, jogava no Lyon de 2017 até o começo de 2020, dessa vez estará jogando do outro lado, sendo um dos maiores destaques da equipe Catalã esse ano. A saída de Henry, uma importante jogadora da seleção Francesa e do Lyon, também é uma das desvantagens para o time, ela ficou de 2014 até o começo de 2023 no time. Mas também tem uma modificação no Barça, a atacante Oshoala saiu recentemente do clube, deixando a equipe depois de quase 5 anos completos, uma das minhas jogadoras favoritas.
Partida de hoje:
O jogo será13h e terá transmissão da DAZN no aplicativo, não percam e comentem os resultados ou expectativas comigo aqui! O estádio do jogo tem capacidade para 53 mil pessoas e todos os ingressos foram vendidos, futebol feminino trás o retorno quando se investe bem. Prometo que será uma grande partida.

Algumas imagens foram retiradas do site da final e outras dos perfis dos times nas redes sociais, sigam as equipes e vejam o site: https://final2024bilbao.com/en/stadium






Comentários