Giro na rodada inicial: a polêmica e informações gerais
- Mari Amaral

- 28 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Quinta-feira, dia 25, aconteceu a primeira rodada de jogos de futebol feminino nas Olimpíadas, antes da abertura oficial. O dia começou com duas partidas ás 12 horas, Canadá x Nova Zelândia (Grupo A) e Espanha x Japão (Grupo C). Depois, duas disputas ás 14 horas, Brasil x Nigéria (Grupo C) e Alemanha x Austrália (Grupo B). Para finalizar o dia, houveram os últimos dois confrontos da rodada, ás 16 horas, França x Colômbia (Grupo A) e EUA x Zâmbia (Grupo B). As equipes em negrito são as que saíram com os três pontos iniciais.
Para falar sobre a vitória do Canadá contra a Nova Zelândia precisamos antes comentar sobre os recentes ocorridos nos bastidores. Foram avistados drones observando o treino da seleção neozelandesa, anterior á partida, foi confirmado que pertencia á membros da equipe técnica canadense. Além da remoção da técnica Bev Priestman pelo período de um ano, outros dois membros foram afastados coma mesma punição. O pior é que esse problema tem um buraco muito mais fundo, o CEO de futebol do Canadá (Kevin Blue) admitiu que essa não foi a primeira tentativa de espionagem por drones que a equipe fez, na Copa América masculina isso também foi feito. As investigações seguem em andamento, mas ao que parece não há nenhum jogador ou jogadora envolvido (a). Mas a equipe vai perder 6 pontos nos jogos, além de terem que pagar uma multa de 200 mil francos suíços.
De qualquer forma, a partida aconteceu e resultou em uma vitória para o Canadá por 2x1, de virada. O gol que abriu o placar, da Nova Zelândia, foi de Mackenzie Barry, já os da Canadá foram da Cloe Zoe Eyja Lacasse e da Évelyne Viens.

Agora, sobre o jogo da nossa seleção, foi uma vitória de placar magro (1x0). Apesar do placar de poucos gols, não refletiu nem um pouco do que foi o jogo. Tivemos um gol da Marta, mas foi anulado por impedimento bem marcado, a Portilho (que fez o passe) realmente estava á frente. Tamires saiu machucada da partida e virou dúvida na competição, já que não treinou com o resto ontem. Aconteceram alguns erros de arbitragem, como não ter marcado nada no lance que resultou nessa lesão da Tamires, mas em geral foi um bom jogo. Acho importante destacar a grande partida que nossa goleira Lorena fez, além de Marta e a Gabi Nunes, que foi autora do gol. Além disso, a Yasmim que entrou pra substituir a Tamires, foi muito bem.
O jogo em si foi muito equilibrado, a posse de bola terminou com 52% para o Brasil e 48% para o lado da Nigéria, ambos tiveram grandes chances, mas senti que a vitória das "Mulheres Deste Solo" foi merecida, e isso sem clubismo. Uma coisa que precisamos consertar é o posicionamento lá na frente, foram um total de 6 impedimentos para o nosso lado, maioria pela mesma jogadora (Portilho), acho que seria o caso de tentar colocar outra para começar na partida de hoje.

A segunda rodada volta hoje, na mesma estrutura de dois jogos em cada horário (12h, 14h e 16h). As transmissões seguem sendo na Cazé TV, Globo e SporTV. As primeiras disputas serão Nova Zelândia x Colômbia e Brasil x Japão, estou confiante em vitória da Colômbia e do Brasil também. Já nos confrontos de 14 horas entre Austrália x Zâmbia e Espanha x Nigéria, acredito que os três pontos ficam com a Austrália e a Espanha. Finalizando o dia, os de 16 horas são França x Canadá e Estados Unidos x Alemanha, meu palpite é vitória da França e empate entre EUA e Alemanha.
Como estão os palpites de vocês? Comentem comigo e se puderem, compartilhem para mais pessoas lerem e acompanharem as Olimpíadas, em especial o futebol feminino por aqui. Assistam os jogos, vale a pena.






Comentários